NOSSA HISTÓRIA





PROJETO LAR BEZERRA DE MENEZES

O Lar Bezerra de Menezes foi fundado em 2011, com o objetivo de acolher crianças de 0 a 10 anos encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal por encontrarem-se em situação de risco. Logo nos primeiros meses de atuação do LBM, percebeu-se que, tão importante quanto acolher as crianças e fazê-las sentir-se seguras, era garantir que cada uma pudesse ter sua própria família. Para que isso acontecesse de forma eficaz, a Direção assumiu o desafio de ela própria elaborar os estudos e relatórios que detectassem e informassem a situação familiar da criança, possibilitando que se pudesse determinar, de forma segura, se a família sanguínea tinha condições de cuidar do menor ou se ele deveria ser encaminhado a uma família adotiva. Assim, o Lar Bezerra de Menezes montou, capacitou e instrumentalizou uma forte equipe técnica capaz de realizar todos os estudos necessários e produzir informações criteriosas para instruir os processos de acolhimento institucional, que tem seu curso na Vara da Infância e Juventude, e fazer com que eles tenham um fim, encaminhando a criança à reintegração familiar ou à adoção. E foi a partir dessa iniciativa de conhecer a fundo a realidade familiar das crianças que o LBM encontrou sua verdadeira vocação: destinar todas as crianças acolhidas a sua família, seja por meio da reintegração à família sanguínea ou pela adoção.

PROJETO CASA DO CARINHO

Em 2017, a equipe dirigente do Lar Bezerra de Menezes foi confrontada com a realidade de crianças portadoras de síndromes raras que não podiam deixar leitos das UTIs de hospitais públicos ou por não terem família ou por suas famílias não terem condições de oferecer os cuidados especiais de que necessitavam. Nesse contexto, foi criada a Casa do Carinho, uma casa construída especialmente para receber e dar um lar a crianças dependentes de Home Care. Lá, elas têm uma melhora sensível na qualidade de vida por meio dos cuidados diários e da interação com outras crianças e com as visitas de voluntários que se apaixonaram pelo Projeto. Com capacidade para acolher até 17 crianças, na Casa do Carinho cada morador recebe os cuidados e o carinho de um profissional exclusivo, 24 por dia, sete dias por semana.

PROJETO CRIANÇA DO FUTURO

Projeto Criança do Futuro Em 2019, o Instituto do Carinho teve seu projeto aprovado pelo CRIANÇA ESPERANÇA da Rede Globo. Com a parceria, o IC poderá viabilizar o atendimento a crianças que moram em seu entorno, no contra turno escolar. Serão oferecidas aulas de Judô, Balé, Capoeira, Dança, Música e Futebol. Em parceria com as escolas em que as crianças estudam, o Instituto do Carinho, com seu projeto Criança do Futuro, promoverá atividades esportivas e culturais para 200 crianças, buscando formas de que as atividades extraclasses possam ser um estímulo ao desempenho acadêmico. Assim, com todos esses projetos sob sua coordenação, o Instituto do Carinho amplia, ano após ano, sua atuação na assistência social de crianças, apoio às famílias e a outras instituições que trabalham em benefício de quem precisa.

Buscamos sempre melhorar, e sua opinião é muito importante para nós. Envie suas sugestões, elogios ou reclamações para o e-mail ou whatsapp abaixo.

Telefone:

(61) 9 9963 5592

E-mail:

administracao@larbezerrademenezes.org.br

Endereço:

Instituto do Carinho

QNN 5, Conjunto M, casa 16, 72225-063

Ceilândia Norte

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020 INSTITUTO DO CARINHO